sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A IMAGEM PARA MOSTRAR DETALHES

      WEB 2 - Curso de Desenho pela Internet já é uma realidade - A prancheta é seu monitor, e sua sala de aula é a Internet
 

   Tenho observado que grande parte dos alunos de Desenho Técnico, apresentam dificuldades em compreende objetos tridimensionais projetados de forma isométrica, costumeiramente encontrados em aplicações computacionais. 
    Algumas ferramentas gráficas ajudam no processo de aprendizagem, porém antes de utilizarmos estes recursos, reforço que é necessário entender os princípios que norteiam o Desenho Técnico necessários para formar uma base de conhecimento, que após fixados, serão melhor absorvidos juntos a aplicativos como por exemplo o AutoCad
    No passado a utilização de papel vegetal e nankin, canetinhas e outros equipamentos se tornavam impressindíveis na execução dos trabalhos de um desenhista, com o advento das plataformas gráficas e aplicativos específicos consolidados por impressoras (plotter) mostraram uma nova forma de desenho, onde o "artista" passou a ser técnico. Num passado recente também confinavam-se pranchetas em salas apropriadas, mas com o advento da internet a prancheta passou a ser seu monitor, e o aluno de qualquer parte do mundo consegue transmitir suas dificuldades e procurar esclarecimentos através de ferramentas da WEB 2, de forma síncrona ou assíncrona, como Blogs, Chats, etc, o que entendemos como a escola do futuro.

2 comentários:

  1. Professor, o desenho técnico parece ser especificidade da engenharia, mas a dificuldade de entender movimentos e posições em outras dimensões é um problema geral dos alunos em sala e um desafio aos professores.

    Por exemplo: sou professor de Geografia e percebo as dificuldades em entender o movimento de translação e as posições de solstícios e equinócios. Tenho dado meu jeito em sala com exemplos bem práticos, mas certamente o desenvolvimento técnico apresentado ajudaria e muito.

    Muito legal seu blog. Parabéns

    Visite o meu!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, e concordo com o Professor Luis Guilherme,apesar de ser uma especificidade da engenharia, os alunos tem muita dificuldade para entender posições e dimensões.

    Visite o meu blog. http://suelenmarins.blogspot.com.br/

    Att Suelen

    ResponderExcluir